quinta-feira, 8 de março de 2007

Tecnologia do Mp3

O que é um Mp3?

Você já deve estar cansado de ler por aí que mp3 é causa da revolução musical que vem ocorrendo na internet. Pois bem, já está mais do que na hora de você saber do que se trata.
Primeira coisa que você deve saber : MP3 NÃO É UM PROGRAMA. Mp3 é um tipo de arquivo. Assim como os arquivos .doc são arquivos do Word©, arquivos .mp3 são arquivos de música que devem ser abertos com softwares específicos, conhecidos como players.
Arquivos com extensão .mp3, ou arquivos MPEG1 Layer III são arquivos de aúdio (waveform), semelhantes aos arquivos .wav (wave), porém, extremamente compactados. Para você ter uma idéia, imagine gravar uma música de CD num arquivo wave normal, usando sua Sound Blaster (ou qualquer outra placa de som) e os programas de gravação que a acompanham. À 44 kHz, 16-bits, stéreo (qualidade de CD), em uma música de aproximadamente 1 minuto, você gastaria cerca de 12Mb do seu disco rígido. Usando um Encoder MP3, o arquivo diminuirá cerca de 12 vezes, ou seja, terá,depois de convertido para o formato MP3, apenas 1 Mb e com qualidade muito próxima ao CD. Basta um programa simples para ouvi-los (veja na seção de player's alguns exemplos). Veja explicações mais detalhadas no decorrer do texto.
Se um arquivo wave tem 12Mb, ele terá, depois de convertido para o formato MP3 1 Mb, com qualidade muito semelhante.
Com todas essas vantagens, os arquivos .mp3 são uma das maiores revoluções que a internet proporcionou a música. É fácil você obter uma música inteira ou até mesmo um álbum inteiro na internet. A maioria das músicas tem entre 2 e 4 Mb, o que hoje em dia não é muito demorado para fazer o download (15 minutos com um modem de 33,6 kbps). Você pode, por exemplo, pedir para um amigo seu nos EUA ou Europa mandar o último álbum da sua banda preferida, que ainda não foi lançado aqui, via internet, e vice-versa !!!
Sendo um pouco mais específicos : a taxa de amostragem de um CD é 44kHz, ou seja, 44.100 amostras de som por segundo. Multiplique essa taxa por 2, levando em conta que você está ouvindo uma música estéreo. Fazendo algumas contas simples, para o caso de uma música de 1 minuto :
44.100 amostras/s * 2 canais * 2 bytes/amostra * 60 s/min = cerca de 10 MBytes
Agora imagine você baixando isso da internet num modem 28.8 :
10.000.000 bytes * 8 bits/byte / (28.800 bits/s * 60 s/min) = cerca de 49 minutos
Tudo isso para apenas 1 minuto de música ! Através de técnicas descritas (que são na verdade o mp3). O mp3 é uma norma internacional, ISO-MPEG Audio Layer-3 (IS 11172-3 and IS13818-3).
Quanto a legalidade desses arquivos, fazer o download não é ilegal (é como ouvir rádio) enquanto que distribuir música sem autorização é ilegal. No Brasil, vide lei sobre Direitos Autorais. A Central MP3 não fornece nenhum arquivo mp3 não autorizado para download e não se responsabiliza por links nela contidos para outras páginas que assim o façam.


Como funciona um Mp3?

Arquivos .mp3 são uma combinação sem igual de métodos avançados de compressão de arquivos .wav, preservando suas características originais. O Layer mais comum é o III, desenvolvido por Fraunhofer-Gesellschaft. O princípio de funcionamento básico do mp3 é buscar num sinal de áudio normal, como um arquivo wave, todas os sinais redundantes e irrelevantes que não sensibilizam nosso ouvido. Isto é relativo. Os audiofilos de plantão devem estar loucos com esses cortes e devem ser extremamente contra esses princípios. Se você tem um equipamento profissional de audio, de dezenas de milhares de dólares, com resposta em grandes faixas de frequencia (graves e agudos) o mp3 não deve ser a sétima maravilha, mas se você é como 99% da população, que tem bons e comuns aparelhos de som em casa você dificilmente notará diferença entre um CD e um mp3 bem codificado.
O algorítmo de compactação do mp3 corta frequências muito altas, acima dos 20kHz, que não são audíveis pelo ouvido humando. Só aí já são muitos bytes economizados. Alguns especialistas dizem que apesar de nosso ouvido não captar sons tão agudos, nós podemos senti-los. Questão de ouvido para ouvido. ;-) O sistema usado no caso do mp3 é o perceptual noise shaping que faz o seguinte : um banco de filtros pega pequenas amostras do sinal e através do algoritmo de compactação do mp3 gera um novo sinal diferente deste, menor, mas que soa aos nossos ouvidos como o primeiro. Em qualquer música, se duas frequencias muito próxima foram "tocadas" aos mesmo tempo nosso ouvido somente ouvirá a mais forte, ou seja, o mp3 simplesmente diminui o número de bits desse sinal mais fraco e mantém os bits do sinal mais forte, diminuindo assim o tamanho final do arquivo na proporção 12:1 (qualidade semelhante ao CD).

Autor:CentralMp3
Fonte:http://sombrasil.ig.com.br/centralmp3/index_central.php

Nenhum comentário: